Debate sobre a reformulação da TV Pernambuco

Discutir um diagnóstico e uma proposta de gestão da TV Pernambuco foram os assuntos apresentados no dia 23 de março no auditório do Porto Digital, Rua do Apolo, 181, Bairro do Recife.

Mediado pelo novo diretor-presidente da TV PE, Roger de Renor, o encontro teve como palestrantes o jornalista do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação -, Jonas Valente, e da radialista e diretora da TV Aperipê, Indira Amaral. Produtores independentes, artistas e integrantes da sociedade civil também estiveram presentes.

O jornalista Jonas Valente iniciou o debate comentando sobre o sistema público de comunicação no mundo em relação aos países que têm TV’s públicas. Ele abordou também a importância desse tipo de mídia, pois serve como instrumento em que a sociedade possa se conhecer e reconhecer.

Valente acredita que a TV Pernambuco tenha no conselho gestor qualidade técnica e transparência nos métodos de escolha de participantes e da administração desse meio de comunicação em relação aos investimentos.

A construção da TV no Brasil foi um dos temas abordados pela radialista Indira Amaral no que diz respeito à propriedade cruzada, ou seja, concentração de vários veículos de comunicação por uma única pessoa. Esse tipo de “monopólio” é proibido no EUA, segundo a comunicadora.

Indira defende que as emissoras que atendem a rede pública de televisão devam seguir um mesmo sistema de gestão, mas com particularidades culturais em cada estado.

O debate teve também a participação rápida da gestora da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Luciana Santos, e do radialista e professor da UFPE, José Mário Austregésilo.

Ao fim da explanação dos componentes da mesa, o microfone foi aberto ao público para esclarecimentos de dúvidas.

Texto: Rogério Balbino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: